a) Demonstrar o que é a erosão entre sulcos (ou laminar) no solo;
b) Discutir a importância da cobertura do solo na redução da erosão entre sulcos
(ou laminar);
c) Discutir sobre os problemas ambientais causadas pela erosão hídrica .
Questões e sugestões de atividades
Sugere-se a utilização das perguntas abaixo antes de se iniciar o experimento, para
que os alunos possam formular hipóteses do que irá acontecer, para depois, confrontar com os resultados obtidos após o experimento. Seria interessante escrever
as respostas dos alunos no quadro ou no caderno.
a) Qual a diferença entre a cobertura do solo nas garrafas de 2 L apresentadas?
b) Quando simular a chuva em cada uma das garrafas de 2 L, o que irá acontecer?
c) Qual garrafa de 2 L irá perder mais solo?
As perguntas sugeridas para os alunos responderem após a obtenção dos resultados são:
a) O que se observou em cada garrafa?
b) Em qual garrafa houve maior perda de solo? E menor?
c) Por que em uma das garrafas houve menor perda de solo?
d) É importante para o meio ambiente manter o solo coberto? Por quê?
e) Onde vai parar o solo que é perdido pela erosão?
f) Quais são as consequências da erosão hídrica?
Uma das principais causas da degradação ambiental, no meio rural e urbano, é a
erosão do solo, a qual é o processo de desprendimento e arraste acelerado de partículas do solo causadas pelas ações da água e o vento (BERTONI; LOMBARDI NETO,
1993). No Brasil, a erosão causada pelas águas (hídrica) é mais importante que a
originada pelo vento (eólica) (LEPSCH, 2011).
De acordo com Favaretto et al. (2006) os três tipos principais de erosão hídrica são
entre sulcos (ou laminar), em sulcos e em voçoroca. A erosão em sulcos é aquela
que ocorre nos pequenos canais existentes na superfície do solo, onde há concentração do fluxo de água. A erosão em voçorocas representa um estágio avançado da
erosão em sulcos, ocorrendo em canais com dimensões relativamente grandes.
Foto: Bruna Ohana da Silva
Contudo, muitas vezes, se associa a erosão somente a processos de
voçorocamento na paisagem, sendo esta imagem é muito comum nos livros
didáticos do ensino fundamental e médio. Assim, é necessário mostrar ao aluno
que a erosão começou muito antes da existência de uma voçoroca, ou seja,
quando as gotas de água da chuva começaram a impactar o solo descoberto.
Experimento retirado da experimentoteca da UFPR - Disponível em http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/experimentotecasolos21.pdf

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