Objetivos
a) Demonstrar a erosão eólica;
b) Discutir os fatores que causam a erosão;
c) Discutir os efeitos da erosão do solo;
d) Discutir algumas práticas de controle e combate da erosão e sua importância
para as atividades agrosilvipastoris.
Questões e sugestões de atividades
Sugere-se a utilização das perguntas abaixo antes de se iniciar o experimento,
para que os alunos possam formular hipóteses do que irá acontecer, para depois,
confrontar com os resultados obtidos após o experimento.
a) Quando se assoprar através do canudinho sobre ambos os solos, o que irá
acontecer com cada uma das amostras? Tente explicar o que poderá acontecer.
b) A cobertura vegetal será benéfica ou não para se evitar perdas por erosão eólica? Tente explicar sua resposta.
c) O que se poderá fazer para controlar a erosão? Tente explicar a resposta.
As mesmas perguntas podem ser novamente feitas aos alunos após a obtenção
dos resultados, para comparar as hipóteses com os resultados.
A erosão eólica, ocasionada pelos ventos, ocorrem em geral em regiões planas, de
pouca chuva, onde a vegetação natural é escassa e sopram ventos fortes. Constitui problema sério quando a vegetação natural é removida ou reduzida; os animais, insetos, moléstias e o próprio homem contribuem para essa remoção ou
redução. As terras ficam sujeitas a erosão pelo vento quando deveriam estar com
a vegetação natural e são colocadas em cultivo com um manejo inadequado
(BERTONI, 1985).
Este tipo de erosão consiste no transporte aéreo, ou por rolamento, de partículas
de solo pela ação do vento. A erosão eólica se reveste de maior importância nessas regiões em que a vegetação é insuficiente para cobrir e proteger o solo, ou
nas regiões áridas, nas margens arenosas de oceanos, lagos e rios, e em solos de
origem arenítica. O teor de umidade do solo é um fator limitante da intensidade
com que a erosão eólica pode ocorrer (RIO GRANDE DO SUL, 1985). Segundo
Brady (1989), as porções mais finas podem ser carregadas a grandes alturas e
por centenas de quilômetros de distância.
Em geral, a terra é, não só despojada do seu solo mais rico, como as culturas são
impelidas para longe ou deixadas com as raízes expostas ou ainda poderão ser
cobertas pelos detritos em movimento. Embora não seja tão grande a velocidade,
os efeitos de corte e de abrasão, sobretudo da areia, são desastrosos sobre culturas tenras. A maioria dos prejuízos está confinada em regiões de baixa precipitação, porém existe ocorrência em regiões úmidas. A movimentação das dunas de
areia constitui um bom exemplo (BRADY, 1989).
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VEJA O EXPERIMENTO A SEGUIR
👇👇 VÍDEO DA EXPERIÊNCIA DA EXPERIMENTOTECA DA UFPR👇👇

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